Vanessa Vianna
Minha paixão por cães vem desde criança, e quando meu pai comprou um terreno para construir nosso sítio, logo adotamos a vita-lata que por lá circulava comendo o resto da marmita dos pedreiros. Menina por lá ficou e acabou nos rendendo três filhotes, Pongo, Pretinha e Flamel. Castramos todo mundo e vivemos felizes para sempre no nosso novo paraíso.
Com o passar do tempo eles se foram e veio o Leão, um vira-latão muito grande e muito dócil, que amava um chamego. Depois a Jolie, anunciada como uma ”golden retriever com rabo cortado”, que está conosco até hoje, a Larah (Pastor Alemão), Hope (Boxer) e os “virinhas” Cocota, Brisa, Sway, Bono e Cacau.
Enquanto isso, a vida seguia, casei e trabalhava como professora de inglês. Sempre gostei de ajudar as pessoas a atingir seus objetivos ensinando-as algo novo. Acredito no poder de transformação da informação e do aprendizado. Fiz Complementação Pedagógica, e aprendi a aplicar a melhor didática cada aluno, de forma que ele compreenda a matéria da melhor forma possível dentro da sua individualidade. Hoje vejo que isso funciona com humanos e caninos!
No meio desse caminho, em 2008, comecei a praticar DogAgility com a Brisa e Cocota. Encantada com o esporte, onde a comunicação cão-dono é levada ao máximo, adquiri a Sauza, uma Border Collie, raça considerada a mais propícia para o esporte por sua forte característica de cão de trabalho. Hoje eu sei que qualquer raça pode praticar Agility, se divertir muito e ter resultados muito bons, mas tenho que admitir que “pilotar” um Border em pista é legal á beça!
Desde então participei de muitos seminários nacionais e internacionais, pratiquei muito e competi um tanto. Consegui títulos cariocas e brasileiros na categoria Iniciantes e Grau 1 Midi, e ainda algumas boas colocações no Grau 2 com a Cocota, e com a Sauza arrebatamos umas boas medalhas nas categorias Grau 1 e 2 Standard em competições estaduais e nacionais.
Hoje a Cocota curte sua aposentadoria e a Sauza participa de provas comigo (G2) e com uma amiga (G1).
Com isso tudo, foi crescendo a vontade de aprender a ler melhor a linguagem dos cães, compreendê-los melhor, e melhorar a nossa comunicação, não só nas pista, mas sobretudo na convivência diária.
Procurei então a LordCão, para me auxiliar no aprofundamento nesse maravilhoso mundo canino. Estudei, acompanhei casos reais e aulas, pratiquei muito e o fascínio por trabalhar com eles só aumentou. Procuro sempre me atualizar e inovar, sem perder o foco e a missão da empresa a qual escolhi para representar no adestramento, mas trazendo também a minha marca pessoal.
Hoje fico feliz em usar minha bagagem de professora de línguas nessa nova fase, conseguindo ajudar os donos a “falar” e “entender” a língua dos seus filhos peludos, fortalecendo o laço entre eles, e melhorando a qualidade de vida de ambos.
Vanessa Vianna – Rio de Janeiro e Miguel Pereira/RJ
(21) 2208-6951 / 99403-6951