Uma nota sobre o Pastor Canadense
O Pastor Branco ou Pastor Canadense, não é na verdade uma raça, mas apenas uma variação na cor da pelagem do Pastor Alemão comum, assim como existe o Pastor Alemão Preto (não confundir com Pastor Belga).
No principio achava-se que o Pastor Alemão que nascia branco era albino (sem pigmentação), e portanto com uma tendência maior de desenvolver doenças. Foi então que decidiu-se que a cor branca não poderia ser reconhecida ou aceita dentro dos padrões estabelecidos para a raça, e quase todos os filhotes nascidos com esta cor eram sacrificados.
Com o tempo muitas pessoas passaram a admirar e a criar pastores brancos e este tipo de cão passou a ser mais conhecido pelo público.
Ainda hoje a SV (Sociedade Alemã de Pastores Alemães) e a FCI (Confederação Internacional de Cinofilia), não aceitam e não reconhecem o pastor branco, alegando que é preciso manter a tradição. Como conseqüência muitos Clubes de Criadores de Pastores Brancos estão tentando desenvolver a raça como sendo uma raça especifica (utilizando o cruzamento apenas de Pastores Brancos com Pastores Brancos). O maior deles é o Canadense, e por isso o cão as vezes é chamado de Pastor Canadense.
Existe ainda um pequeno problema para o desenvolvimento da raça.
Para que o Pastor Branco seja reconhecido como sendo uma raça a parte do Pastor Alemão, é preciso que ele tenha características e padrões diferentes dos estabelecidos pela SV. Uma maneira encontrada pelos criadores dos EUA e Canada é tornar a raça muito mais dócil do que o Pastor Alemão, perdendo em agressividade e guarda e ganhando em companhia. Infelizmente outros clubes de criadores não concordam com esta “descaracterização” da raça e brigam para que os cães continuem fiéis aos instintos originais do Pastor Alemão (caso da maioria dos criadores do Brasil). Com isso o processo de reconhecimento da raça acaba atrasando, fazendo com que muitos admiradores evitem comprar estes cãezinhos, que não possuem pedigree reconhecido pela FCI e não podem participar de exposições internacionais de conformação.
© LordCão Treinamento de Cães