Tenho um husky de 3 anos, que desde os 2 meses está conosco. Ele é macho, nunca foi adestrado e nunca cruzou. Nos últimos tempos, ele vem mordendo todos de casa: a empregada, meu pai, e agora fui eu. Dizem que é uma raça carinhosa e não agressiva. O cão não está doente, pois nunca saiu de casa, é vacinado e muito bem tratado. O que está acontecendo de errado com ele?
O que está acontecendo com o seu Husky é comum em cachorro macho que chegam na idade adulta (a partir dos dois anos de idade). Os machos tendem a apresentar uma necessidade muito maior do que as fêmeas de ser dominante e desafiar o dono. Além disso a maioria dos donos se deixa levar por aquelas carinhas lindas e indefesas quando eles ainda são filhotes e vão fazendo todas as vontades e concessões. Quando se dão conta, quem manda é o cão!
Não é fácil aconselhar sem ver o cachorro e saber todo o histórico e grau de agressividade do animal, mas algumas dicas são comuns a casos de agressão por dominância (que me parece ser o mais provável no caso do seu cachorro já que ele não apresenta nenhum sinal de problema de saúde ou maus tratos). Em primeiro lugar, procure fazer um curso de obediência básica e insista para que todos os membros da família se involvam no treinamento. Huskies são extremamente independentes e determinados, são altamente dominantes e tendem a apresentar sinais de agressividade contra outros animais. Ainda assim são fáceis de treinar.
Por ser uma raça sem misturas, criada a partir da seleção direta de lobos, e por ser uma raça de trabalho em grupo (puxando trenós no Ártico), a definição clara da hierarquia social é fundamental para esta raça. Nunca dê nada “de graça” para ele. Se ele quer comer, primeiro precisa sentar. Se quer carinho, primeiro precisa deitar, e assim por diante. Se ele pedir carinho (normalmente esfregando o focinho), mande ele sentar e acaricie ele por não mais do que 5 segundos. Depois disso diga CHEGA e cruze os braços e ignore-o. Não faça nova sessão de carinhos nos próximos 10 minutos.
Retire todos os brinquedos dele. Deixe ele ver os brinquedos, mas só você e sua família podem brincar com eles. Sempre fale primeiro com seus familiares ao chegar em casa. Brincar de cabo-de-guerra (quando ele puxa o brinquedo de um lado e você do outro) NEM PENSAR. Quando ele morder, ou tentar morder alguém isole-o num lugar (por exemplo na cozinha) pelos próximos 60 minutos. Faça tudo isso sem voltar atrás, até ele aprender que quem manda na casa são as pessoas e não ele. Lembre-se: Toda esta “linha dura” é temporária!!!!!! Mostre a ele que você é a chefe e assim que ele se convencer disso o convívio de vocês vai melhorar 10000%. Ele vai ficar mais calmo, mais dócil e mais relaxado.
As vezes é muito difícil para os donos manterem esta disciplina por muito tempo com a constância necessária (pode levar mais de um mês para seu Husky ceder o posto de Rei-da-Cocada-Preta). Ou as vezes o grau de agressividade do cachorro oferece perigo aos seus donos. Nestes casos o melhor e deixar o cachorro internado com um treinador profissional que seja muito calmo, experiente, e saiba lidar com este tipo de situação.