Como treinar um cachorro a só fazer xixi e cocô na rua?

Acabamos de comprar um filhotinho e gostaríamos que ele aprendesse a fazer xixi e cocô na rua. Como treinar nosso cachorro a não fazer xixi e cocô dentro de casa? 

Se você decidiu que vai treinar o seu cachorro a ir ao banheiro do lado de fora, existem algumas dicas que podem facilitar muito o treinamento.

Controle a ingestão de água e comida. Muitos donos de cachorro acham que é melhor para o cachorro ter comida é água disponíveis o dia inteiro. Na verdade esta não é uma boa prática, uma vez que você não terá controle sobre a quantidade de comida que o seu cachorro está ingerindo. Sinais de falta de apetite serão difíceis de serem notados e o controle no excesso de peso se torna muito mais difícil. Além disso, quando se tem um filhote é muito mais difícil para ele aprender a controlar a bexiga e o intestino se ele tem acesso à comida e água durante o dia inteiro.

Ofereça comida é água de 1, 2 ou 3 vezes ao dia de acordo com a orientação do seu veterinário (normalmente filhotes até aos 5 meses são alimentados 3 vezes ao dia, passando para duas vezes a partir dos 6 meses e 1 vez ao dia a partir de 1 ano). Se você mora numa região muito quente ou exercita o seu cachorro, ofereça água mais vezes, mas não deixe o prato cheio no chão. Dê um tempo para o seu cachorro se alimentar e beber sem pressa. Normalmente de 15 a 20 minutos de cada vez é o suficiente. Retire os pratos e leve imediatamente o seu cachorrinho para passear. Lembre-se de sempre fazer muita festa para ele quando ele fizer xixi e cocô no lugar certo (no caso, na rua).

Mantenha um horário constante. Até que seu cachorro esteja totalmente treinado e tenha controle, procure manter um horário rígido para as saídas. Filhotes vão precisar de “ir ao banheiro” sempre que acordarem de uma soneca, depois de comer ou beber água, depois de brincar, ou antes de ir dormir a noite. Vá aumentando o intervalo entres as saídas e reduzindo o número de vezes aos poucos. Se um acidente ocorrer, volte à rotina antiga por um pouco mais de tempo.

Mantenha a casa livre de cheirinhos. Sempre que um cachorro sentir o cheiro de urina ou fezes, ele tenderá a voltar a este lugar. Limpe os lugares da casa com um bom produto vendido nas lojas especializadas. Por outro lado, se você levar o seu cachorro para fazer xixi e cocô nos mesmos lugares, ele se sentirá muito mais atraído pelo cheirinho antigo do que por um lugar novinho em folha.

Restrinja as áreas acesso. O seu cachorro deve entender que a sua casa é também a casa dele e por isso mesmo deve ser mantida limpa. Se o seu cachorro já faz xixi e cocô dentro de casa com uma certa regularidade, a restrição do acesso dele a determinadas partes pode ajudar. Primeiro evite que ele tenha acesso aos lugares que servem como “banheiros preferidos”. Institua e mantenha a rotina nos horários de saída. Na medida em que o cachorro for se tornando mais confiável, reintroduza as “áreas de perigo”, mas com estrita vigilância. Comece deixando o cachorro dar só uma voltinha na sala, quarto ou varanda, vá aumentando o período de tempo e sempre de olho. Qualquer sinal de xixi a caminho ponha a coleira e leve-o para fora. Faça a maior festa se ele fizer no lugar certo. Traga-o para mais uma voltinha no lugar da casa que ainda é restrito.

Evite troca constante de alimentação. Ao contrário do que muitos donos pensam, não é nada bom para o cachorro ficar dando uma “variadinha” no menu. Ao contrário de nós humanos, os cachorros desenvolvem no estômago e intestinos um tipo de bactéria específico para ajudar na digestão de cada tipo de alimento. Cada vez que nós trocamos a alimentação de nossos amigos de 4 patas, eles têm que se readaptar a nova comida e isso pode gerar diarréias ou constipação. Se você tiver que mudar de uma alimentação par outra, faça-o bem devagar, misturando a ração velha à ração nova em proporções cada vez maiores.

Corrija na hora certa e recompense os acertos. Lembre-se, não adianta corrigir o seu cachorro se você não pegá-lo no ato. Se você chegar em casa e encontrar um “presentinho” no seu tapete, respire fundo, limpe bem e esqueça. Sim, Rex vai te olhar com cara de culpado, mas não é bem porque ele sabe que fez besteira. Ele sabe que você está com raiva porque ele pode “ler” tensão na postura do seu corpo, sua cara de desagrado e a sua voz “rosnando”: “Rex! Quem fez isso”, mas ele não sabe que foi pelo cocô que já está lá tem meia hora. Também nunca chame Rex para lhe passar uma descompostura. O seu chamado deve estar sempre ligado a coisas boas, senão porque ele deveria vir? Rex é cachorro e não burro! Bater, chutar, esfregar focinho no chão, ou sacudi-lo pelo pescoço podem até fazer bem para o seu stress, mais não farão bem algum para o seu cachorro e a sua relação com ele. Se você pegar Rex no flagra, diga um NÃO bem firme, ponha a coleira e leve-o para fora o mais rápido possível.

Tenha paciência. Um filhote não tem controle da bexiga e intestinos antes dos 5 ou 6 meses. Seja consistente. Mantenha os horários e a rotina, faça sol ou faça chuva. Seja justo. Não seja um tirano do qual o seu cachorro não tem confiança ou admiração. Faça sempre muita festa quando ele fizer no lugar certo, dê muito carinho e diga com uma voz macia o quanto ele é bonito e você gosta dele. Você vai ficar surpreso de ver como Rex vai aprender rápido o que você espera dele. E lembre-se acidentes acontecem…