Como ajudar um cachorro medroso a se adaptar ao uso da coleira?

Minha cadela é muito medrosa, assustada e não consegue se adaptar de maneira alguma ao uso da coleira. Fora de casa ela não anda, não obedece ao meu chamado, só fica empacada em baixo de algum lugar se escondendo. O que eu poderia fazer para resolver este tipo de problema, já que pagar adestramento é muito caro, e quero colocá-la logo numa exposição, pois seus pais são muito premiados?

Compre uma coleirinha de nylon e deixe no pescoço da sua cachorrinha o tempo todo (dia e noite). Não se esqueça de checar diariamente se está apertada, pois cachorros crescem muito rapidamente. No início ela vai espernear um pouquinho, mas ao final de uma semana ela já deve estar bem adaptada. Todo dia, três vezes por dia, e por 10 minutos cada vez, prenda uma guia na coleira dela e ande com ela dentro de casa. Fale com uma voz bem suave e alegre que ela é muito bonita, que passear é gostoso.

Faça carinho na cabeça, pescoço e peito dela. Aos pouquinhos vá levando ela para passear na rua e tenha sempre com você um brinquedo que ela goste muito ou biscoitos para cachorro. Use-os como motivação (sacudindo o brinquedo na frente dela ou oferecendo um pequeno pedacinho do biscoito) e também para distraí-la quando ela começar a mostrar sinais de nervosismo e medo. Incentive-a a cheirar os lugares e andar do seu lado esquerdo. Faça muito carinho e fale com ela no mesmo tom carinhoso que você usava em casa, mas só quando ela estiver andando sem medo.
Se ela empacar, diga “NÃO”, “JUNTO” e dê um leve puxão até ela começar a se movimentar. No início procure sair em horários de pouco movimento, pela manhã e a noitinha. Nunca faça carinho nela se ela estiver demonstrando medo, se escondendo atrás da sua perna, ou tentando “fugir” para casa. Tenha paciência, amor e persistência. Se você acha que um treinamento individual de obediência básica é muito caro, procure saber se existe algum treinador que ofereça aulas em grupo. O custo é consideravelmente menor e sua cachorrinha irá se beneficiar muito com a socialização feita com outras pessoas e outros cães. Não pense nisso como um gasto, na verdade este é um ótimo INVESTIMENTO, na sua relação com seu animal.

Quanto ao fato de você querer colocá-la em exposição, saiba que além de ter todas as características perfeitas da raça, ela vai precisar de um “handler” profissional. Ou seja, uma pessoa que “desfile” com ela nos eventos e que saiba como apresentá-la para os juizes, enfatizando todas as qualidades dela e minimizando qualquer possível defeito. Estes são profissionais extremamente qualificados, especializados e BEM pagos. Procure um clube da sua raça ou com os criadores onde você comprou a sua cadelinha para maiores informações a este respeito.