Gostaria de saber se é verdadeira a informação de que cães mestiços (ou seja , descendentes de cruzamentos entre raças diferentes) têm sua agressividade aumentada. Tenho dois cães Pastores, de 6 meses e de raça pura, porém não registrados e observo neles uma grande agressividade, que não sei se é normal, porque eles não foram criados isolados e nunca passaram por situações que pudessem alterar seu futuro temperamento.
Para a sua primeira pergunta a resposta é NÃO.
Não é verdade que cachorros mestiços sejam mais agressivos que cachorros de raça pura. O que eles são é menos previsíveis. O que acontece é que todas as raças puras foram desenvolvidas com um determinado propósito. São cães desenvolvidos para pastoreio de animais, para trabalhos de puxar carroças ou trenós, para guarda de propriedade, para caça de animais e tipos de terrenos específicos, ou apenas para dividir companhia humana. Com base na especificação dos trabalhos a serem executados por estas raças, os cachorros mais desejados e escolhidos para perpetuar a raça são aqueles que possuem características genéticas mais condizentes com sua função. Ou seja, tamanho, força muscular, facilidade em ser treinado, agressividade contra outros animais e pessoas estranhas, proteção de território, tipo de pêlo, vontade natural de buscar objetos e animais, prazer de entrar na água, coragem e etc.
Quando você tem um cachorro, cuja origem da raça é desconhecida (nosso querido vira-latas), é muito difícil, ou mesmo impossível utilizar-se destas características para estabelecer um comportamento padrão. Quando você mistura duas raças cujas características são conflitantes, como, por exemplo, um Rottweiler com um Golden Retriever, é ainda pior, pois a primeira raça é independente e naturalmente protetora de seu território, enquanto que a segunda é extremamente dependente da aprovação de seu dono e dócil. O conflito está dentro da cabeça do cão, em todos os seu genes!
Além disso, outros fatores são fundamentais para determinar a agressividade de um cachorro. Alguns exemplos são, saúde física, socialização quando filhote, traumas nas fases críticas de aprendizado e formação de personalidade (sejam traumas causados por pessoas, outros cachorros ou ambientais). Outras são, maus tratos, falta de treinamento ou treinamento incorreto, falta de liderança dos donos, falta de controle genético ou escolha descuidada de matrizes (pais) super agressivas.
A agressividade excessiva em Pastores de 6 meses de idade não é natural, nem da raça, nem desta idade em particular. Eu aconselho você a procurar um treinador que seja experiente, calmo carinhoso para te ajudar a lidar com este problema o quanto antes. Não deixe que seus cães cresçam agressivos a ponto de você perder o controle. Pastores Alemães são muito inteligentes, fáceis de treinar e fortes. Podem facilmente se tornar uma arma perigosa.