Bernese Mountain Dog

História e Características Gerais da Raça
O nome Bernese Mountain Dog é uma tradução tosca da expressão alemã “Berner Sennenhund”, que literalmente significa Cão do Pastor dos Alpes Berneses . O nome original da raça era Durrbachler, em função do lugar onde estes cães eram vendidos e comprados. Sua origem é creditada aos soldados romanos que, quando invadiram a Suíça, trouxeram cães Mastiffs para guarda, pastoreio e proteção de seus suprimentos. Alguns destes cães cruzaram com cães pastores de ovelhas locais e geraram 4 raças montanhesas suíças, sendo que o Bernese é a mais popular delas. As outras três são o Swiss Mountain Dog, Appenzel Mountain Dog, e o Entlebucher Sennenhund.

A conjunção de força e capacidade de suportar temperaturas muito baixas provêem desta mistura de raças.
A raça, como é conhecida hoje, foi desenvolvida com base em cães que viviam no interior da região de Berna, na Suíça. Estes cães eram usados em todo o tipo de trabalho das fazendas. Eles eram guardas, pastores de gado e puxadores de pequenas carroças carregadas de leite. Sua fama era de trabalhadores compulsivos que requeriam pouca supervisão. Eles eram muito usados para transportar cestas com lã e outros produtos das fazendas para as cidades. Embora nem todos os Berneses de hoje possuam estas qualidades, é comum ver em alguns cães as reminiscências destes instintos.

Como muitas outras raças, e devido a saída de moda das carroças puxadas por cães, também o Bernese já esteve muito próximo da extinção e sua salvação é atribuída ao professor Albert Heim, no início do século 20. Mas foi em 1948 que através do cruzamento expressivo com Terranovas (Newfoundland) que a raça evoluiu em temperamento e aumentou de tamanho.

Nesta época os Berneses eram chamados por vários nomes descritivos, como “bochecha amarela”, “quatro olhos”, “cães da fábrica de queijos”, etc..

Durante a década de 30 alguns criadores tentaram gerar cães mais ferozes de forma a torná-los apropriados à guarda, mas logo a linha original foi restabelecida.

Os Berneses não devem ser gigantes. Eles devem ser musculosos, fortes, e habilidosos. O seu temperamento amistoso e feliz fez da raça um excelente cão familiar.

Tamanho:
De 58 cm a 70 cm de altura (na cernelha).

Peso:
Machos: varia de 36 a 52 quilos.
Fêmeas: de 30 a 43 quilos

Aparência:
Corpo musculoso, forte, proporcional. Olhos marrons escuros e vivazes. Orelhas em “V” pendentes.

Pelagem e Cor:
Pelagem espessa; Cor preta brilhante com manchas de
marrom claro na parte frontal das pernas e acima dos olhos;
peito branco com moldura marrom. Os pés, ponta do rabo e máscara do rosto também podem ter a coloração branca.

Cabeça:
Relativamente larga e pequena em comparação ao resto do corpo.

Cauda:
Grossa peluda, longa, sem enrolar.

Propensão a doenças: Os Berneses são propensos a diversas doenças de origem genética. Por isso é importante fazer uma meticulosa investigação dos parentes dos cães antes de um acasalamento. As doenças mais comuns são: displasia coxo-femural e no cotovelo; câncer; e entropio/ectropio.

Expectativa de vida:
de 6 a 9 anos.
Nota: esta raça não é apropriada para climas muito quentes.

Perfil da Raça
Berneses são alertas, energéticos, atenciosos, e impetuosos, mas não têm o hábito de morder. Eles têm boa índole e não são tímidos. Eles se apegam a uma pessoa, o seu “master”, e desconfiam de estranhos. No entanto agressividade às pessoas é muito raro.

Embora sejam “avantajados” no tamanho físico, os Berneses necessitam de muito contato com humanos, por isso devem ser considerados um verdadeiro membro da família. São cães que devem viver dentro de casa. Na verdade estes bichões são bastante gentis e delicados para o seu tamanho, além de ser leal, afetuoso, e muito bom com crianças e outros animais.

São inteligentes, mas necessitam paciência e um treinamento consistente. Latem raramente. São considerados bons cães para dar o alarme, mas não são considerados cães de guarda, porque dificilmente tomaram a iniciativa de um ataque ou de alguma atitude realmente ameaçadora.. Normalmente são reservados com estranhos, mas não são tímidos ou medrosos se uma socialização apropriada foi dada quando jovens.

Atividade física moderada é suficiente na vida destes cães, e por isso são boa companhia para caminhadas curtas. Apesar de ter sido originalmente usado para trabalho na fazenda, sua funções eram basicamente puxar carroças leves e pastoreio de gado. Outra característica que pode ser surpresa para pessoas que estão pensando em ter um Bernese, é que eles não são “retrievers” naturais, e nem inclinados a caça. A maioria não gosta de nadar.

Berneses são aparentemente cães perfeitos para qualquer um, mas com um olhar mais atento, podemos observar que estes não são cães para morar em apartamento e nem tampouco para ficar isolado no jardim de uma casa. O dono de um Bernese deve estar preparado para reservar boa parte do seu tempo de folga para interagir com o cão, e também estar disposto da deixar o peludo fazer parte da rotina diária da família. Além disso, os donos devem proporcionar sessões semanais de escovação, e dispostos a gastar uma boa quantia de dinheiro com ração de primeira linha. Estes animais não comem pouco, mas é a melhor política é investir numa boa alimentação e evitar gastos futuros com veterinários.

© LordCão Treinamento de Cães