Schnauzer Gigante

História e Características Gerais da Raça
O Schnauzer Gigante é o Schnauzer mais alto dos 3 tipos de Schnauzer (Miniatura, Standard e Gigante). Esta interresante raça já foi conhecida também como Schnauzer de Munich, devido ao seu local de origem, a região da Bavária (sul da Alemanha, próximo a Suiça). A palavra alemã schnauzer que dizer focinho, e não é atoa que esses cães tem um focinho bastante pitoresco, com uma barba longa, e que adoram varejar qualquer coisa pelo caminho!

Não se conheçe muito bem sua história, mas acredita-se que o SG surgiu do cruzamento do Schnauzer Standard com outras raças locais (principalmente com cães condutores de pêlo liso e cães pastores de pêlo duro) e tenha sido influenciada também pelo Dogue Alemão e o Bouvier des Flanders.
Antigamente o Schnauzer Gigante era muito valorizado por ser utilizado como pastor e condutor de gado e de ovelhas. Eles eram criados somente para o trabalho nas pequenas vilas e fazendas. Com a evolução dos tempos, ele acabou perdendo essa função e tornou-se conhecido por ser um excelente cão de guarda. Ele inclusive já trabalhou nas duas Guerras Mundiais como cão policial. Quando a industrializaçãochegou eles saíram das fazendas e passaram a viver nas cidades alemães trabalhando como cães de guarda em abatedouros e cervejarias. Foi esta `nova` função que provalmente preservou a raça nas grandes cidades, aonde hoje é possível encontrar esse Gigante apenas como um pet.

Este instinto natural de proteção levou o Schnauzer Gigante a competir no Schutzhund contra Pastores Alemães e Malinois e outras raças. Eles também são excelentes em competições de obediência, agility e tracking.

Tamanho:
entre 60-70 cm pesando 35 – 45 kg.
O comprimento da cabeça é metade do comprimento do corpo.

Aparência:
grande, quadrado e forte, mais para compacto do que fino, impõe respeito.

Pelagem e cor:
São encontrados nas cores preto e preto e cinza (sal e pimenta). Em ambas, o focinho é sempre preto. O pêlo é de arame, duro e denso com sub-pêlos.
Possue barba, sombrancelha e saia bem distintas.

Cabeça:
forte e longa sem markedly protuding occiput. A testa é lisa, sem rugas e paralela ao canal do nariz. Stop bem definido devido as sombrancelhas. Nariz sempre preto. (muzzle ending in a blunt wedge, brigde of nose straight. Lábios pretos. Mordedura em tesoura. Olhos pretos de tamanho médio, ováis e portatos para frente. Orelhas caidas, em forma de V. A ponta da orelha caia perto da bocenha do cão. Não devem ser portadas acima do crânio.

Cauda:
não é cortada

Expectativa de vida:
Problemas de saúde comuns: Displasia Coxo-Femural

Perfil da Raça
Esse gigante, não é só grande no tamanho. Extremamente leal ao seu dono, o Schnauzer Gigante é um excelente cão de guarda. Corajoso, audacioso, valente, ele enfrentará tudo e todos para defender seu território. Estão sempre em alerta e são muito inteligentes. Se você tem um Schauzer Gigante ou pretende comprar um, prepare-se para ter um cão `gigante` !

Muito dominantes (principalmente os machos), eles precisam desde cedo aprender que você é o líder da matilha. Para isso é imprescindível que aprendam comandos de obediência básica como senta, deita, fica, vem e junto. Faltar com o treinamento nessa fase pode agravar bastante sua personalidade. Como são cães de guarda natos, é importantíssimo que sejam socializados desde filhotes tanto com pessoas como com outros cães. Não diferente dos outros Schnauzers, o Gigante também não costuma gostar de outros cães e nem de crianças. Portanto a atenção deve ser dobrada quando na presença de estranhos. Não é necessário (muito menos recomendado) despertar a agressividade e a suspeita de estranhos enquanto filhotes. Ao contrário, nessa fase o melhor é ensiná-los brincadeiras construtivas e exercícios que trabalham sua mente e inteligência, como a caça, o agility, e a obediência.

Como precisam de muito espaço para se exercitarem, brincarem e trabalharem, não é recomendável tê-los num apartamento na cidade. Quer ver um Schnauzer Gigante feliz? More com ele num sítio, numa fazenda, com muito espaço para correr! Lá ele terá trabalho, regras, disciplina e você! É verdade, o Gigante também não vai gostar de ficar na sua casa de campo sozinho e só vê-lo nos fins de semana. Ele quer morar com você… e na fazenda!

Para que seu pêlo fique bonito igual aos das exposições, não é nada fácil. O ideal é sempre escová-lo. Como o pêlo é de arame, a sujeira acaba grudando e formando nóis, portanto vale a pena ensiná-lo desde filhote a ficar quietinho na hora da escovação. Você não vai querer iniciá-lo na escovação quando ele já tiver 40 kilos! Não compre um Schnauzer Gigante achando que o pêlo deles não cai. A queda de pêlos não é abundante mas é comum na raça.

Não confunda um Schnauzer Gigante com um Miniatura. Os Gigantes são cães de de porte grande e precisam ser alimentados com ração para cães de porte grande. Diferente dos Miniaturas, eles demoram para amadurecer e só se tornam adultos após 2 anos de idade. Não é comum esquecermos que ele ainda é filhote, mesmo que tenham 12 meses e já estejam grandões. O correto é alimentá-lo com ração de filhote até ele atingir a fase adulta, principalmente para não acelerar demais seu crescimento e forçar demasiadamente seus ossos e articulações.

Não espere um cão bobinho e fofinho e sim um cão bem espirituoso e energético. Lembre-se ele não ficará filhotinho para sempre! O Schnauzer Gigante foi desenvolvido justamente para ser um cão corajoso e forte (i.e.: dominante!). Foram consideradas e mantidas apenas as características que o possibilitassem de viver uma vida dura, em condições precárias e no frio, e que o torna-se corajoso o suficiente para defender seus donos. Portanto a vida de um Schnauzer não pode ser fácil, regada de mimos e tolerâncias, ambivalência e inconsistência… Pelo contrário, dar amor e atenção para um Schnauzer Gigante é entender que ele tem uma personalidade forte, e que por isso precisa de regras de obediência, disciplina e hierarquia para viver. Ele não é um cão para uma criança e muito menos para um adulto que não impõe respeito. Ele até vai olhar para a sua família, mas com certeza você é que será seu dono, é você que ele seguirá pelos cantos, é só para você que ele viverá. Ou seja, ele é um cão de um dono só! Mas, um Schnauzer Gigante só respeitará seu dono quando esse for realmente o líder!