Tenho 4 Akitas: Pai e Mãe, filho e filha e nosso problema é que até hoje não conseguimos fazer com que não pulem em cima da gente chegamos em casa. É um verdadeiro inferno, pois são 4 pulando ao mesmo tempo! Um verdadeiro ataque! O que fazer?
Que farra é chegar em casa, heim? O comportamento dos seus cachorros é muito natural e refletem pura alegria e submissão ao líder (você). Eles estão tentando pular na sua boca que é como os filhotes pedem comida para os cachorros mais velhos quando eles voltam das caçadas para alimentar os rebentos. Claro que você não é cachorro, não foi caçar, não vai alimentar ninguém na boca e muito menos seus cachorros são filhotinhos, mas eles não sabem disso e continuam repetindo esse comportamento ancestral como sinal de respeito por você.
Não é para ficar orgulhosa?! É, mas eu concordo que quatro cachorros pulando ao mesmo tempo em cima da gente é um horror. Meu conselho é que você comece a chegar em casa sem dar atenção a ninguém. Não fale com eles, não faça contato com os olhos, nem muita festa. Se alguém tentar pular em você, levante o joelho na altura do peito dele/dela. Não precisa chutar ou machucá-los. O seu joelho deve servir apenas como barreira entre vocês e o simples contato do seu joelho no peito deles já deve ser desencorajador o suficiente. Ao mesmo tempo diga o comando “NÃO PULA” num tom bem forte.
Naturalmente você vai ter problemas para enfrentar quatro ao mesmo tempo (na pior das hipóteses você só tem dois joelhos e precisa de uma perna no chão para não cair, não é mesmo?). Se possível, faça exercícios de controle de obediência regularmente com eles e peça a alguém para segurá-los na coleira, ou prendê-los no canil, e vá trabalhando com um de cada vez. Comece soltando-os do cachorro mais dominante para o mais dominado (provavelmente o pai, depois a mãe, depois o filho e por fim a filha). Finja entrar e sair várias vezes. Em cada uma das vezes, entre calmamente sem olhar ou fazer festa para ele e se ele ameaçar pular use a técnica do bloqueio com o joelho.
Quando cada um estiver se comportando bem sozinho, comece a soltar dois, depois três, até chegar aos quatro juntos. Treinamento básico de obediência também ajuda muito, já que você pode instruí-los para ficar sentados e quietos até você entrar com calma e só então fazer carinho neles. Isto é, se eles não pularem! Isso leva tempo, muito tempo! Exige calma e paciência, muita paciência! E persistência, muita persistência! Mas você consegue!!!!!