Luana Paternoster
Nasci em 1981 no Rio e desde criança sou apaixonada pelos animais. Apesar da minha mãe ter um pé atrás, meu pai – de quem herdei toda essa paixão – sempre ficou ao meu lado, e por isso aos 5 anos tive meu primeiro cachorro, um Beagle. Depois dele vieram um Bichon Frisé, aquário de água salgada, passarinhos, papagaio e até quatro pintinhos que viraram frangos e foram morar no galinheiro na casa da minha avó no interior do Rio, onde mantivemos ainda 2 éguas lindas, que me trouxeram a paixão de cavalgar. Para completar, papai teve ainda um sítio onde tivemos vários vira-latas e éramos vizinhos de um Coelhário. Me sinto privilegiada por ter tido uma infância repleta de bichos à minha volta.
Quando me entendi por “gente”, com 15 anos, ganhei da minha mãe o melhor presente que ela já me deu, a Cocker Spaniel Luma. Ela era uma cadela de comportamento difícil, como muitos cockers dourados, e muito inteligente, o que me instigou a ler bastante sobre adestramento e a ensiná-la amadoramente. Com a Luma foi crescendo minha vontade de lidar com cães, não só como pet.
Na hora do Vestibular o gosto pela escrita me levou para a faculdade de Jornalismo, mas para me manter perto dos peludos fiz curso de banho e tosa e trabalhei com isso até começar a estagiar. Formada, trabalhei durante quase 15 anos em Assessoria de Imprensa, sendo 11 deles na área cultural.
Nesse tempo mudei, a Luma “cruzou a ponte” (assim como sua filha Yuna e a gata Cinderela), e depois de 2 anos, a Anne Bonny entrou em minha vida. Escolhi a raça American Staffordshire Terrier por vários motivos e quando a pirata ainda era filhote quase destruiu o apê inteiro. Tinha muito mais energia do que havia imaginado. Por ter um temperamento forte e muita disposição, ela reacendeu em mim a “veia” para o adestramento. Chamei a LordCão e a treinadora Ana Cláudia nos deu uma consultoria ótima. Passei a fuxicar ainda mais o site da empresa e me identifiquei de cara com o tipo de trabalho realizado. Foi a primeira vez que paquerei a área da franquia, em 2012.
Com a Bonny, eu, que já me exercitava bastante, passei a incluí-la na prática de atividades físicas para gastar essa energia toda. Começamos a correr juntas quando ela tinha 6 meses e a fazer agility quando ela tinha 9 meses, em 2013. Em 2014 ganhamos nossa primeira medalha no Canicross (corrida em trilha, onde dono e cão formam uma dupla) e no mesmo ano no Agility (na época como iniciante, categoria “tamanho midi”). Desde então participamos de alguns campeonatos cariocas, paulistas e brasileiros, já tendo conquistados mais algumas medalhas, também no grau 1 . Além disso, já fizemos Supdog, viajamos, vamos à restaurantes, praias, fazemos trilhas, etc, de forma que mantenha sua saúde física e mental, seja sempre sociável e possa participar ao máximo da minha vida. Mesmo que agora já seja uma atleta aposentada.
Em 2015 decidi me tornar uma treinadora da LordCão para me dedicar exclusivamente a lidar com esses seres incríveis de quatro patas. Enquanto estudava e fazia minha formação fiz um curso básico de Handling (apresentar cães em exposições de beleza) e me tornei sócia de um amigo no projeto “Dia de Cão Feliz”, onde fazíamos passeios especiais, em matilha e na natureza, para dar mais qualidade de vida aos cachorros enquanto seus donos trabalham.
Nossa família aumentou, casada, com filhos humanos, temos ainda a Thyra Brown, mais uma Amstaff que treino para competição de IPO, além de praticar também agility, corridas e exercícios de bike; meu “netinho” Noah, um filhote SRD pequenino que adotamos, e a SRD Allie, que resgatei machucada na estrada. Nos mudamos para uma casa com quintal em Maricá, onde também hospedamos cães, principalmente meus alunos.
Sinto que me encontrei cada vez que dou aula e ajudo um dono a lidar melhor com seu grande amigo, membro de sua família, porém com características diferentes de nós, humanos, e que finalmente posso afirmar que me sinto realizada profissionalmente. Tenho muito orgulho de dizer que sou uma especialista em comportamento canino pela LordCão. O prazer de ver um bom relacionamento entre cães e seus donos, e ambos felizes, não tem preço.
Luana – (21) 99891-6878 (Rio de Janeiro, Niterói e Maricá – RJ)